O trabalho nos seguimentos de Educação Infantil é pautado na relação afetiva com a família, oferecendo-lhe os DOMÍNIOS da segurança, dos cuidados, do carinho, da atenção dirigida à criança que chega. Em seguida, deverá esse trabalho voltar-se para a relação de quem recebe a criança e a acolhe no ambiente escolar.
Acontecida a acolhida, constrói-se com dedicação o
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e sua possibilidade de
desempenho. Isto é tarefa consequente e responsável.
Nesse conjunto, se trabalha os aspectos sócio-afetivos,
bio-fisiológicos e intelectivos.
Nos aspectos sócio-afetivos atenta-se para as
mudanças de atitudes, interesse e valores.
Nos aspectos bio-fisiológicos é importante trabalhar
o sistema osteomuscular e orgânico, através da psicomotricidade.
E nos aspectos intelectivos promovem-se situações de
aprendizagem que estimulam a criatividade e a compreensão.
O trabalho numa agrupada de educação infantil deve
ter a luminosidade dos sentidos, o respeito pelas pessoas e a dimensão do todo.
Postar um comentário